10 PASSOS PARA SE SENTIR CONFIANTE

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Autoconfiança segundo o dicionário quer dizer confiança em si próprio. Pergunta:

Você tem confiança em si mesmo?

Caso a sua resposta seja não, tudo bem porque a maioria das pessoas respondem exatamente isso.

Sabe, durante muito anos – principalmente na juventude –  eu também era insegura quanto a muitas coisas, mas principalmente quanto a mim mesma.

Não me achava suficiente em nada, nem mesmo me achava bonita, era tímida e quieta, tanto que as pessoas confundiam timidez com arrogância (a verdade é que tinha vergonha até mesmo de cumprimentar as pessoas). Hehe..

Por muito tempo achei que era a única a lidar com a insegurança. Um dia percebi que não era bem assim, e que a maioria das pessoas lidam com isso também.

Com a maturidade aprendi a me conhecer melhor e buscar meios que me ajudaram a melhorar comigo mesma. Aqui estão 10 passos que me ajudaram na autoconfiança:

1- Fé. A partir do momento que conheci o amor Divino, percebi que alguém maior do que tudo me protegia e cuidava de mim, isso fez com que me sentisse muito mais segura e amada.

2- Conhecimento. Sempre gostei de estudar e entender o mundo ao me redor. O conhecimento te ajuda a ter uma conversa mais rica e proveitosa com pessoas diferentes, nunca gostei de papo furado do tipo “comprei um sapato novo!” ou “Amiga você viu como fulana estava brega ?!”. Prefiro conteúdo à futilidades. Rsrs..

3- Dieta. Foi na gravidez da minha filha mais velha que aprendi o que era dieta. Na verdade, dieta significa estilo de vida e ali, entendi que precisava fazer escolhas melhores. Não sigo dietas rigorosas nem nada disso, também não acredito em privação, mas sim em comer com moderação – não preciso comer a caixa inteira de bombons – procuro comer pouco e com qualidade, sem me privar de nada.

4- Programe-se. Criar uma rotina dá a sensação de controle da sua vida, o que permite uma certa flexibilidade para fazer coisas que possam te dar mais prazer.

5- Encontre uma paixão. Tenha um objetivo, uma meta, uma paixão, busque algo que te dá prazer e te faça feliz pode ser uma casa, uma bolsa, uma esporte ou mesmo alguém e, dedique um pouco do seu tempo a essa paixão, algo que faça por você, entende? Encontrei uma nova paixão quando comecei o blog, todo o tempo que passo escrevendo pra vocês e podendo ajudar pessoas a melhorar me deixa feliz e realizada. Busque algo assim pra você também.

6- Aprenda a dizer não. Tenho dificuldade em dizer essa palavra porque sempre tive receio de magoar as pessoas. Um dia percebi que nunca iria agradar a todos e que viver sob essa pressão silenciosa estava me fazendo mal e precisava dar um basta. As vezes, recusar uma reunião com os amigos e ficar em casa curtindo a noite com o seu amor pode te fazer tão bem…

7- Dê um tempo. Sou determinada e sistemática, tudo precisa estar em perfeita ordem no meu mundo. Ser assim  traz um certo desgastaste, é preciso dar um tempo de vez em quando e fazer algo  mais relaxante. No meu caso, uma vez por semana saio pra namorar o meu amor, vamos ao cinema , jantamos, conversamos. Você não faz idéia de como algo simples pode te renovar.

8- Arrume-se. Moda e estilo te faz ter boa aparência e desempenha um papel fundamental na sua auto estima. A maneira com você se veste transmite muito de como se sente. Encontre seu estilo (todos temos um) e vista ele.

9- Cerque-se de bons amigos. Todos nós já tivemos pessoas que nos despontaram, amigas invejosas que não te davam atenção, egoístas e falsas. Não tenho mais tempo pra esse tipo de amizade, hoje sou mais seletiva, quando chamo alguém de amigo preciso ter certeza de que realmente o é. Quem acha um amigo verdadeiro, acha um tesouro, cuide bem de seus amigos, dedique um pouco do seu tempo à eles. Tenho pessoas muito importantes em minha vida e as vezes nos reunimos, conversamos, brincamos, tomamos café ou jantamos juntos em momentos agradáveis e muito felizes.

10- Divirta-se. Sempre fui uma garota muito séria e responsável, mas aprendi que precisamos rir um pouco também, nem tudo precisa ser sério. Mesmo no trabalho podemos ter um tempo para brincar e rir um pouco. O seu sorriso abre portas para o coração das pessoas que como você, só querem ser amadas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *