O Poder dos Alimentos Antioxidantes

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Vivemos tempos em que se ouve falar muito em bem estar e como prolongar a vida ou prevenir doenças.

O engraçado é que quando eu era mais nova nunca tinha ouvido falar de alimentos antioxidantes quanto mais pra que serviam.

Hoje porém, todos os dias, seja nas redes sociais, em programas de TV ou mesmo em livros, especialistas mostram e comprovam como estes alimentos podem ajudar a renovar as células, rejuvenescendo, prolongando a vida ou evitando doenças.

 Por isso, resolvi fazer este post especialmente pra você que está querendo mudar seus hábitos e se alimentar melhor.

Antes de explicar melhor o que são os antioxidantes, é necessário entender o que são os radicais livres (nossos grandes inimigos).

Radicais livres são moléculas que estão presentes em nosso organismo, elas entram em nas células do corpo e causam a oxidação das mesmas, ou seja, esses radicais lesionam ou até podem matar as células.

O que causam essas lesões?

Bem, podem causar o envelhecimento precoce ou até doenças como arterosclerose, cardiopatias ou mesmo o temido câncer.

Não tem como nos livrar deles já que produzimos os radicais livres quando respiramos ou até mesmo quando praticamos atividade físicas.

Por isso, é importante consumir os antioxidantes que combatem os radicais de forma a impedir a formação dessas moléculas ou reparar os danos causados às células danificadas.

Alimentos ricos em Antioxidantes:

Vitamina C: presentes em frutas cítricas como limão, laranja e abacaxi;

B-caroteno: presente em alimentos de cor amarelo/ laranja como a cenoura, o pêssego e vegetais verdes escuros como couve e agrião;

Vitamina E: estão presentes nas oleagenosas, como gérmen de trino, nozes, sementes de girassol, amêndoas, avelãs e ainda na couve, alface, espinafre, laticínios e óleos vegetais;

Flavonóides: encontrado em sucos de uva integral, vinho tinto, soja, morangos e nozes;

Catequinas: encontrado no chá verde ou preto;

Caratenóides e vitamina A: presentes em frutas e legumes de cor laranja/vermelha ou ainda em alimentos de origem animal;

Licopeno: encontrado em alimentos de cor vermelha como melancia, goiaba e tomate.

Aproveite as dicas e me digam o que acharam?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *