ALIMENTO FUNCIONAL: O QUE É?

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Todos estão falando do tal alimento funcional, receitas funcionais estão bombando nas redes sociais, mas o que realmente significa isso?

Hoje venho esclarecer algumas dúvidas (que eu também tinha) a respeito desse assunto.

Alimentos ou ingredientes que tem funções nutricionais básicas, quando consumidos na dieta são chamados de funcionais. Esses alimentos produzem efeitos metábólicos e/ou fisiológicos e/ou benéficos à saúde.

Alimentos funcionais são, portanto, impulsionadores de saúde e bem estar e podem sim, estar associados a diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas.

Alguns dos alimentos classificados como funcionais são: grãos integrais (aveia, cevada, centeio, cevada), linhaça, brócolis, hortaliças com talo e muitos outros.

Veja alguns alimentos funcionais e seus benefícios:

1- Soja e Derivados– Redução do risco de doenças cardiovasculares, alívio das ondas de calor em mulheres na menopausa.

2-  Folhas verdes – Proteção contra degeneração macular, manutenção de uma boa visão.

3- Linhaça – Inibição de tumores, prevenção de doenças cardiovasculares e controle de doenças  auto-imunes e inflamatórias.

4- Leites fermentados e iogurtes – Melhora da saúde intestinal e redução do risco de câncer de cólon.

5- Casca de uva, vinho tinto e maçãs – Redução de doenças cardiovasculares e formação de coágulos e inflamações.

6-  Abacates – previne doenças cardiovasculares e controla o colesterol.

Esses são só alguns exemplos, mas tem muitos outros funcionais que quero estar comentando com vocês aqui no Blog, também estarei esclarecendo dúvidas pelo facebook e postando muitas receitinhas com esses alimentos aqui. Fique de olho!

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