Alimentos que ajudam na perda de peso e gordura

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A parte mais difícil de emagrecer é justamente o começo, justamente porque tomar uma decisão é fácil o difícil é ter uma ação diante das dificuldades não é mesmo?

A dupla exercícios e alimentação saudável são nossos grandes aliados nessa guerra para entrar em forma, mas como em toda guerra, temos tanto os aliados quanto os… Inimigos.

Quem é nosso grande inimigo?

Isso mesmo, somos nós!

A minha maior inimiga sou eu mesma, quando deixo de cumprir minhas metas, estou sabotando a mim mesma.

Por isso, resolvi compartilhar com vocês, minhas leitoras amigas, tudo o que puder sobre minha alimentação (quero ser mais saudável) e ser mais disciplinada nos exercícios também. Quem sabe, juntas podemos vencer esse nosso inimigo chamado “Eu”. Haha..

Para começar, hoje vamos falar um pouco sobre os alimentos termogênicos: o que é isso? Pra que serve? Como esses alimentos podem nos ajudar na dieta?

Bem, termogênicos são alimentos que aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura corporal,  são conhecidos como queimadores de gordura corporal. O simples consumo desses alimentos faz com que o corpo gaste mais energia, queimando as calorias o que leva à perda de peso.

Mas não é só isso, esses alimentos podem melhorar a circulação sanguínea,previnem contra o câncer de  cólon e ovário, auxiliam no tratamento contra gripes, estimulam a digestão e eliminam os gases.

Os principais alimentos termogênicos são: bebidas, especiarias e temperos.

Assim temos:

Chá Verde: é um dos meus preferidos, tomo todos os dias. Suas propriedades termogênicas são atribuídas à cafeína e catequinas compostas no chá. Atua na termogênese e oxidação de gordura, tem efeito na tolerância a glicose e sensibilidade à insulina.Também é eficaz na melhora do estresse e fadiga!

Há restrições para pessoas intolerantes à cafeína, lactantes, hipotiroidismo, gestantes e pessoas que tem problemas cardiovasculares. Portanto, antes de sair tomando chá verde, consulte seu médico ou nutricionista.

Canela: é considerada um termogênico de efeito leve. Pode ajudar a manter a glicemia em níveis mais propícios.

Use a canela em chás, sucos, bolos, etc.. uma dica ótima é colocar um pouco em meia maçã e assar, fica uma delícia e ajuda a aplacar a vontade de comer doces.

Gengibre: tem efeito termogênico, anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana, antinauseante, antiemética e antitumorial. Pode ser usado em sucos, sopas, ralado em refogados e saladas, etc.

Óleo de coco extra virgem: considerado um termogênico natural, pois contribui para a perda de gordura corporal, principalmente na região do abdómen. Fortalece ainda o sistema imunológico e regulariza o trânsito intestinal.

Pimenta vermelha: além de ser termogênica (auxilia na perda de gordura corporal) , é antioxidante e protege o  sistema cardiovascular.

Hibiscus: a ingestão da infusão do chá de Hibiscus possui efeito diurético e desintoxicante.

Preparo do Chá: aquecer 1 copo de água até o início da formação das bolhas (antes da fervura), acrescentar então 1 colher de sobremesa da planta na água, e abafar por 5 a 15 minutos.

Café: não fico sem, amo tomar café todos os dias de manhã. Possui efeito termogênico, antioxidante e estimulante.

Como ele atua diretamente no sistema nervoso, aumenta o sentido de alerta e foco, assim é bom tomar um cafezinho antes da prática de exercícios físicos – fica (fica a dica). Deve ser consumido com moderação, evitando o período noturno, pois pode causar insônia.

Consuma com pouco açúcar (dê preferência ao Demerara ou Orgânico) . A melhor forma de preparar o café é com filtro de papel, de maneira que ocorra a retenção de certas substâncias presentes no café e que podem ser prejudiciais ao organismo.

Consumir esses alimentos podem te ajudar muito na dieta para perda de gordura, mas quero lembrar que não podemos para por aqui. Apenas o consumo desses alimentos não te fará milagres.

O mais importante é entender que somente com um estilo de vida mais saudável, com a prática de exercícios e bom hábitos alimentares é que se consegue chegar a um resultado satisfatório para a saúde física e mental.

Pessoas saudáveis vivem mais e melhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *