BENEFÍCIOS DA TAPIOCA

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A iguaria típica do Norte e Noreste do Brasil tem sido o rit para quem quer perder peso de forma saudável.

Muito versátil e fácil de preparar, tem como principal ingrediente a goma e serve como base para diferentes recheios, tanto salgados como doces.

O ideal é comer uma vez por dia que pode ser: no café da manhã, almoço ou jantar. Mas tenha muito cuidado, pois, em apenas 50 gramas do produto contém 70 calorias.

A pergunta é: “Se é tão calórica por que incluir na dieta?

Os endocrinologistas explicam que a tapioca não contém gliadina, uma proteína presente no glúten e que colabora pra a inflamação do organismo e aumento da gordura abdominal. Dessa forma, pode ser consumida também por diabéticos.

Benefícios da Tapioca:

 

Ganho de peso saudável: muito embora, a maioria das pessoas queiram perder peso, existem aquelas que tem dificuldade de ganhar peso, seja por doença, cirurgia ou qualquer outro motivo, assim,  por ter um alto índice de carboidratos (45% do valor diário), a tapioca pode ajudar no ganho de peso saudável, pois é livre do mau colesterol e de gorduras saturadas.

Melhora a circulação: rica em ferro e cobre, a tapioca pode ajudar no aumento dos glóbulos vermelhos do sangue no corpo, ajudando no combate à anemia e condições relacionadas.

Defeitos no nascimento: a tapioca contém uma quantidade significativa de vitaminas do complexo B e ácido fólico, tais vitaminas são essenciais na redução de defeitos neurais em bebês.

Ajuda na saúde digestiva: excelente fonte de fibra dietética. As fibras são responsáveis pelo trato digestivo, eliminando assim, a constipação, distensão abdominal, dor intestinal e as condições ainda mais graves, como o câncer colorretal. Ajuda ainda, a aumentar a saúde do coração, raspando o excesso de colesterol nas paredes das artérias e vasos sanguíneos, ajudando a eliminar a aterosclerose e problemas associados, como ataques cardíacos e derrames.

Pressão arterial: a tapioca é rica em potássio que é um vasodilatador, ou seja, reduz a tensão dos vasos sanguíneos e artérias. O potássio também é essencial para o equilíbrio de líquidos no corpo.

Níveis de energia: a tapioca é rica em carboidratos que são fonte de energia para o corpo.

Cuidados: embora a tapioca tenha muitos benefícios, tem que se tomar alguns cuidados ao incluí-la em sua dieta, pois contém hidrato de carbono muito alto e um índice elevado de calorias, portanto, para aqueles que querem perder peso, pode não ser o melhor produto indicado.

Sugestões de recheios para a Tapioca:

São eles:  atum, frutas, queijos brancos, carnes magras (como peito de peru e frango desfiado), rúcula, tomate, milho, espinafre, etc. Ou ainda pode-se misturar doce e salgado, como semente de chia, cottage e mel. E se preferir, somente com sabor doce, recheada com pasta de gergelim, banana, amaranto, pasta de amendoim e geléia de frutas sem açúcar.

Uma dica legal é prepará-la com sementes de chia que é rica em fibras, ajuda a diminuir o índice glicêmico no sangue e contém vitaminas do complexo B, importantes para o sistema nervoso central e doenças cardíacas.

Gostaram de aprender um pouco mais sobre a tapioca? Me deixem nos comentários caso queiram que eu faça mais posts como este ok?

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