Devocional: Aprendendo a descansar em Deus

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.”
Mateus 11:28

 

 

 Jesus disse que dará alívio ao cansado que o procurar. Esse tipo de cansaço está relacionado a nossa alma, afinal, podemos ter o cansaço normal do corpo que após um boa noite de sono, seremos renovados. Mas, quando a alma está sobrecarregada, tudo se complica, afinal, é preciso mais que apenas uma noite de sono para renova-la.

Pense comigo, todos temos uma maneira de ver a vida, de encarar os problemas e adversidades que nos cercam não é mesmo?

Algumas pessoas, que por virtude de sua personalidade são mais tranquilas e pacientes, podemos considerá-las abençoadas com o dom da mansidão e paciência.  Para essas pessoas vale aquele versículo de Rm, 8:28  que diz que “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus…”.

Deus seja louvado se você é esse tipo de pessoa, pois sua alma aprendeu a descansar Nele.

No entanto, quantas pessoas você conhece que estão no seu limite? Que não suportam mais a sua carga porque está muito pesada?

Pois bem, a primeira lição aqui é que você tem que aprender a fazer uma coisa de cada vez, não tente resolver tudo em um único dia, do contrário a frustração tomará conta da sua vida.

A preocupação e o medo pode desgastar mais do que o cansaço físico, o que me faz lembrar daquele provérbio antigo que diz…

“Mente sã, corpo são.”

Outra coisa é que, alguns tipos de sentimentos podem te desgastar. Por exemplo, ficar excessivamente preocupada com o que as pessoas pensam de você ou sobre o que está fazendo é muito cansativo, outra coisa é a insegurança consigo mesma, estar insegura por algo ou alguém também vai te desgastar. Coisas como estas são motivo de cansaço na alma.

Quando você consegue ficar calma e se desligar dos problemas ao seu redor, isso traz refrigério. O problema é que isso pode ser extremamente difícil para a maioria de nós.

Viver em sociedade não é nada fácil, as pessoas não são iguais e não pensam da mesma forma, o que pode gerar diversos tipos de conflitos.

A verdade é que o mundo em que vivemos não vai mudar, você conhecerá pessoas boas e outras nem tanto. E já que o mundo não muda, que tal se você mudar?

Assim, quando acontecer um terrível ciclo de coisas armadas para te perturbar apenas se lembre que você não pode controlar tudo, que os outros não são culpados por suas preocupações ou problemas e que há um Deus maior do que todas essas dificuldades.

Eu costumava ser muito preocupada com tudo, um dia aprendi que me desgastando ou não, o que tivesse que acontecer, aconteceria de qualquer forma, então, não valia a pena perder minha saúde física e mental por nenhum problema no mundo.

Aprendi ainda, que tudo é passageiro e que o amanhã pode ser melhor, desde que não perdesse minha fé em Deus e nem a paz que sinto em meu coração.

O que está tirando sua paz?

Já parou pra pensar que talvez Deus queira chamar sua atenção para algo mais importante do essa questão que te preocupa.

Todos os dias haverá algo que tente tirar a nossa paz e o nosso descanso!

Não se deixe levar pelas emoções, pois são elas que te levam a tomar decisões precipitadas. Já parou pra pensar como ficamos chateados facilmente? Como nos magoamos com coisa pequenas e sem relevância muitas vezes?

Por isso, Deus nos disciplina, para aprendermos a dominar essas emoções e alcançarmos a verdadeira paz que está Nele. É a vontade do Senhor que não nos deixemos levar por qualquer circunstância ou dificuldade aparente.

Somente quando aprendemos a controlar nossas emoções é que alcançamos a verdadeira sabedoria e um estado emocional mais maduro.

Somente com a alma em paz e descansada poderemos obter vitória diante das dificuldades. Esse é o desejo de Deus para minha vida e para sua também.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.