DICA DA SEMANA: TUDO SOBRE FLACIDEZ

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

“Todas as pessoas fascinantes têm algo a esconder: geralmente a sua total dependência dos outros.”

Cyril Connolly

 

 

Achei que essa frase viria a calhar diante desse assunto que tanto aflige as mulheres do mundo todo: A FLACIDEZ!

Infelizmente a lei da gravidade existe e vem para TODAS. Um dia estamos belas, lindas e formosa, pele lisinha e viçosa, no outro… bem… você já sabe né?! Tudo que sobe, inevitavelmente um dia… cai! KKK…

Por que ficamos com a pele flácida?

Brincadeiras à parte, se você ainda nem chegou aos 30, não precisa se preocupar tanto com isso – eu já estaria me preparando.. haha.. Maaasss, caso já tenha passado dos 30 miga, muito provavelmente você já deve ter notado que tudo já não está como antes. Sabe por quê?

É nessa idade que os processos que tornam a pele mais flácida aumentam e comumente costumamos perceber o aparecimento dos indesejáveis efeitos gravitacionais e da pele gelatinosa.

Com o passar dos anos, os efeitos externos e internos tendem a causar um efeito nocivo ao organismo. Não preciso dizer que os raios ultravioletas do Sol, vícios como álcool e cigarro, efeito sanfona e até uma predisposição genética, infelizmente prejudicam a firmeza e elasticidade da pele, isso tudo ocasiona a oxidação (Ação ou efeito de oxidar; oxigenação, é como se a sua pele enferrujasse).

Os Fibroblastos são células localizadas na camada interna da pele, a derme, são um exemplo dessa oxidação que pode acontecer com o passar do tempo. Essas células produzem as fibras de colágeno e elastina, produzem ainda outras substâncias importantes à derme e que funcionam como uma espécie de cimento intercelular. Toda essa infraestrutura formam um gel consistente e rico em fibras – em especial o colágeno.

Por sua vez, o colágeno é a proteína mais farta na derme e em todo o organismo em geral, desempenhando vários papéis. Sendo uma peça de grande importância na formação da estrutura cutânea.

Temos ainda a elastina que tem a função de guarnecer a pele com elasticidade, garantindo que ela volte sempre ao formato original. Pensem em como seria difícil depois de ter filhos!!! Haha..

O NOSSO PIOR PESADELO!!!

É triste dizer que depois dos 30, toda essa produção será reduzida cada vez mais. Com o passar do tempo, a camada mais externa da pele – A EPIDERME – atrofia e perde a capacidade de reter água, isso contribui para que a pele perca volume, resseque e tenha um aspecto envelhecido. Ecaaaa!!! Assim, o tecido cutâneo estará cada vez menos resistente e, indubitavelmente cederá à ação da lei da gravidade. Acabou de descer uma lágrima dos meus olhos…

EFEITOS EXTERNOS:

Além do envelhecimento natural da pele, temos que levar em conta os efeitos externos que podem ajudar a acelerar esse processo. Tônus muscular sem força, ossos frágeis, dentes cariados e malcuidados são fatores que podem ajudar na flacidez, pois quando a massa muscular e/ou os ossos perdem força, a pele sofre esses efeitos diretamente em seus pontos de apoio, deixando a pele sem proteção.

COMO COMBATER A FLACIDEZ:

O QUE PODE:

1 – Parece um pouco óbvio, mas a alimentação será sua grande aliada nessa guerra ao longo da vida. Estamos cansadas de ouvir dizer que uma boa alimentação faz milagres e faz mesmo! Mas não apenas comer e sim comer saudável, isso implica em frequentar uma boa nutricionista ou pesquisar muito na internet e fazer uma dieta balanceada e adequada para cada uma de nós.

2- Água, água e mais água!!! Amiga beba muita água, água é vidaaaaa. Temos um post já antiguinho aqui sobre a importância de se beber água. Nosso corpo é basicamente feito de água e precisamos nos hidratar para que a pele fique firme e viçosa por mais tempo. Pode perceber que pessoas que se hidratam – bebem muita água – tem pele mais bonita.

3- Pesquise sobre os alimentos do bem, ou seja, hoje em dia já sabemos que existem alimentos que ajudam nosso corpo a viver melhor e mais saudável. Alimentos como batata doce, verduras escuras, frutas vermelhas, limão, laranja, abacate e muito outros ricos em nutrientes para a saúde em geral e que nos ajudam no rejuvenescimento da pele.

4- Frequente uma boa dermatologista e comece o mais cedo possível a cuidar da pele, mantendo-a limpa e saudável, para que se mantenha firme e viçosa por muito mais tempo. A dermato também indicará quais os cremes que serão bons para sua pele e idade, além de um bom protetor solar (esse é indispensável na para a proteção da pele).

5- Caso não possa ir à uma boa nutricionista, pesquise na internet quais os alimentos saudáveis para que você possa consumi-los.

6- Frequente uma academia, faça caminhadas, corra ao ar libre, ande de bike, não importa, faça algum tipo de exercício para se manter saudável e com a flacidez bem longe de você. Haha..

O QUE NÃO PODE:

1 – Não fume nuncaaaa!!! Isso causa rugas ao redor da boca, manchas na pele do rosto, envelhecimento precoce, além de muitas doenças que podem adiantar sua morte.

2- Evite bebidas alcóolicas que prejudicam seu organismo como um todo.

3 – Evite refrigerantes ou qualquer bebida que não seja natural, comidas enlatadas ou embutidos. Os acidulantes e conservantes em produtos não naturais prejudicam o organismo, causam doenças como o câncer e muitas outras.

4 – Cuidado ao consumir doces e farinha branca, pois o carboidrato simples como o açúcar refinado, pães, massas e outros; aceleram o envelhecimento.

DICAS PRECIOSAS:

1- Uma truque esperto para verificar se sua pele está flácida é dar um leve beliscão no local onde você acha que está flácido, puxando levemente e soltando em seguida. Se a pele demorar para voltar no lugar, é porque já existe algum grau de flacidez. As partes do corpo, líderes de audiência são os braços, parte interna das coxas e bochechas.

2- Consuma vitamina C que contém colágeno e, por isso, é uma das melhores amigas da pele.

3- Os alimentos antioxidantes que contém substâncias como o selênio, o zinco, o cobre e a vitamina E estão na lista dos alimentos do bem que contém fibras e colágeno. Alimentos antioxidantes: sementes oleaginosas como nozes, castanhas e amêndoas ajudam a combater a flacidez.

4- Alimentos que contém silício como aveia, cogumelos, lentilhas, damasco e salsa, são fonte de colágeno. Consuma diariamente.

Espero ter ajudado. 

Qualquer dúvida sobre o assunto me deixem aqui nos comentários e terei prazer em responder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.