Festa: o que vestir? – Parte 1

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Antes de mais nada quero esclarecer que vamos dividir esse tema em duas partes para não ficar muito extenso ok?

Nada pior do que aparecer numa festa ou cerimônia com a roupa equivocada não é mesmo?

Não se preocupe amiga, estou aqui para ajudar!

Quando esse tipo de coisa acontece dá vontade de ficar invisível ou até mesmo de ir embora. A gente fica torcendo pra encontrar alguém com uma melancia pendurada e todos desviarem os olhares pra melancia. Haha..

Anos atrás me  vi nesse tipo de constrangimento quando fui a um casamento de dia usando um longo preto totalmente inapropriado para a ocasião. Fiquei torcendo para que ninguém me visse, naquele momento eu queria desaparecer ou me enfiar debaixo da mesa.

Depois desse dia fatídico decidi estudar mais sobre etiqueta e nunca mais passar por esse tipo de embaraço.

Quando se passa por esse tipo de constrangimento, a lição é definitiva. Se receber um convite, procure saber qual o tipo de traje exigido e o horário, principalmente se o convite for verbal.

É claro que há momentos de descontração em que os amigos convidam para um churrasco na beira da piscina e você vai de chinelos ou com um short, tudo bem ser informal nas horas certas.

Caso o convite seja impresso, isso indica um grau de formalidade totalmente diferente de um convite feito por telefone ou verbalmente. O anfitrião sempre dará uma dica de como quer ver seus convidados vestidos, assim terão tempo para se preparar.

Vamos ver alguns tipos de convites e saber como deve ser o traje:

1- Traje Esporte:

É o mais simples e informal, isso não quer dizer que pode ir com qualquer tipo de roupa. Não confunda com um almoço em família ou um churrasquinho com os amigos em que pode usar um shorts ou bermuda e chinelos.

O traje esporte é exigido para almoços, churrascos, batizados, festa de crianças e exposições.

Para Mulheres:

O que vestir:  deve ser casual, ou seja, saia ou calça e camisa, suéteres, terninhos esportivos, vestidos leves, bermudas de alfaiataria.

Acessórios: sapatilhas, botinhas, sandálias baixas e bolsa maior.

Para Homens: 

O que vestir: casual como calças de brim ou gabardine ou jeans, camisas esportivas, camisetas polo suéteres. No inverno invista em uma jaqueta de couro, camurça ou veludo cotelê.

Sapatos: esportivos como mocassins ou sapatênis.

Traje Passeio, esporte fino ou tenue e ville:

Uma pouco mais formal que o esportivo. É o momento de uma roupa mais caprichada.

Tipo de evento: almoços, teatros, venissages.

Para Mulheres:

O que vestir:  como requer um pouco mais de formalidade, as blusas mais finas (de seda, microfibras ou jérseis), túnicas, calças de alfaiataria, vestidos, tailleurs ou terninhos.

Acessórios: sapatos ou sandálias de salto (sem brilho), bolsa , maior para o dia ou menor para a noite. Bijuterias mais finas.

Para Homens: 

O que vestir: Caso o evento seja antes das 18:00 horas, pode usar uma camisa esportiva, calça caqui e blazer que pode ser de cor clara, com ou sem gravata, pode ser um blazer escuro também.

Caso o convite peça tenue de ville, use gravata (seja de dia ou noite), com blazer ou jaqueta, à noite, use terno com gravata (pode ser terno claro se for no verão).

Sapatos: sociais, mocassins pretos ou marrons.

Traje Completo ou Social:

Aqui já entramos no campo da formalidade total. Deve-se tomar todo o cuidado para não errar nos detalhes, pois será fatal se você usar uma sapatilha ao invés de um sapato mai apropriado.

Tipo de Evento: jantares, coquetéis, óperas, casamentos e comemorações oficiais.

Para Mulheres:

O que vestir: Trata-se de uma festa mais fina, portanto, o ideal será um pretinho básico(cocktail dress), vestidos curtos com detalhes de brilho ou tecidos mais finos como rendas ou musselinas, (vale os decotes, fendas ou transparências), saia ou calça de bons tecidos.

Acessórios: scarpains ou sandálias de saltos altos, meias finas, encharpes e bijuterias finas ou jóias. Maquiagem mais nítida.

Para Homens: Terno escuro com camisa social e gravata.

Sapatos: Sociais, pretos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *