Os 7 Estilos Universais

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Até os anos 50 a moda era ditatorial e editada por uma minoria e quem não seguissem a métrica estava fora do contexto.

O que significa isso?

Bem, em palavras mais simples, não existia expressão de individualidade, nem originalidade, não era possível identificar o estilo pessoal da pessoa. Tudo era baseado no fato de que ou se estava dentro ou fora do padrão.

Com a chegada dos anos 60 toda essa idéia impositiva começa a desmoronar, os jovens querem liberdade, as mulheres querem votar e as cores e mini-saias começam a emergir numa sinfonia em Dó maior!

Com essa explosão de liberdade, entra os anos setenta, onde tudo era possível e o “Paz e Amor” é a bandeira mais defendida. Mas aí, vieram os anos 80… o que foram os anos oitenta …kkk..

Enfim, com os anos 90, a expansão da informática, a globalização… o mundo se torna mais célere e a moda também entra nesse ritmo em colcheias e semi colcheias.

Hoje a moda é vista como uma grande e lucrativa indústria que se renova muito rapidamente.

No meio disso tudo, nasce algo que chamamos de Estilo.

O que é Estilo?

Tudo aquilo que te torna único, ou seja, estilo é algo que nos identifica, é como mostrar um pouquinho da nossa personalidade através daquilo que escolhemos vestir.

Por isso, os grandes estilistas buscam inspiração nas ruas, nas pessoas como você e eu que, mesmo sem querer, transmitimos uma informação naquilo que vestimos.

Vocês já sabiam disso?

Nãoooooo???!!!

Muito bem, disso tudo nasceram 7 estilos que se tornaram universais em termos de moda.

Cada um de nós pode ter até 3 estilos diferentes, sendo que sempre um será mais forte que os demais.

Conheça quais são esses estilos:

1- Romântico:

Tanto a mulher quanto o homem romântico mostram sua individualidade de forma sentimental e única. A mulher é muito feminina, delicada e charmosa, meiga e suave em sua maneira de vestir. Já o homem é um gentleman , sofisticado, meio retrô, nerd e demonstra sentimentos no vestir.

Elementos que definem o Estilo Romântico: tecidos fluidos, florais, rendas, algodão, sedas, viscose, babados, laços, cores neutras e suaves, monocromáticas, silhueta anos 50 para as mulheres e cardigan e suspensório para os homens.

2- Tradicional ou Clássico:

O homem e a mulher com esse estilo não costumam seguir muito a moda, são adeptos de peças mais atemporais e seus acessórios são delicados e discretos. Pessoas clássicas gostam de ser discretas e formais com uma aparência profissional, organizada, muito segura e transmitem confiança e respeito.

Elementos que definem o Estilo Clássico: alfaiataria, monocromático, xadrez, pied pul, camisas, blazers, peças formais e linhas retas. Valorizam a qualidade e durabilidade, compram produtos, em geral, da forma mais racional possível.

3- Moderno ou Dramático:

Gostam da moda, e usam tudo que é atual e vanguarda. Não tem medo de errar, por isso, ousam nas cores e texturas. Homens e mulheres modernos são criativos, gostam de arte, cinema, moda e tecnologia.

Elementos que definem o Estilo Moderno: Mix de estampas, étnico, tecidos tecnológicos, naturais e jeans. Mistura de tecidos e texturas são como uma assinatura desse estilo. As cores são fortes e vivas como o azul marinho, o preto e o cinza.

4- Esportivo:

Despojado, prático jovial definem bem esse estilo. Pessoas esportivas primam pelo conforto em tudo que vestem, gostam de peças funcionais e que não apertem, alem disso, refletem um espírito livre.

Elementos que definem o estilo esportivo: Malhas folgadas, moletons, jeans, tecidos como tricô, malha, sarja, fibras naturais. Cores como azul, amarelo e verde são coordenados com marinho, bege, preto, branco e cinza. Estampas são bem vindas, mas com mensagens, bichinhos, números ou bandeiras.

5- Elegante:

Ar sofisticado e de aparência irretocável combinam bem com o estilo elegante. Pessoas elegantes amam a sofisticação e o bom corte de tecidos. São reservados, cultos, exigentes e de opinião forte. Seguros de si, sabem o que querem.

Elementos que definem o Estilo Elegante: basicamente tudo o que há no closet clássico, só que mais ousado. O marinho e o grafite estão na sua cartela de cores, os acessórios são discretos, mas muito luxuosos, jóias ou semi-jóias, chapéus, lenços, cintos de couro e relógios charmosos fazem parte do look.

6- Sexy:

Gostam de mostrar seus dotes, cultuam o corpo. As mulheres sexy são desinibidas, provocantes e gostam de marcar presença através da sensualidade. As cores são chamativas com decotes, fendas, transparência, brilho, estampas animal print, cabelos longos e soltos. Muito salto alto e acessórios em lugares estratégicos. Já os homens sexy gostam de sentir notados e  desejados, além disso, cuidam do corpo.

Elementos que definem o estilo Sexy: Gostam de peças em couro, Skinny, blusas justas e decotadas, corset, salto agulha, sandálias com tiras e altas, acessórios em strass e muito brilho para a mulher. Quanto ao homem sexy, a camisa mais ajustada, camisetas baby look, calças mais justas fazem parte do seu guarda-roupas.

7- Criativo:

Para esse estilo, a vida é arte pura, mix de estampas, jeans da moda, sapatos criativos, peças customizadas, pessoas com esse estilo se divertem com as cores e tudo que é diferente. Geralmente são pessoas com uma personalidade exótica, inovadora, étnico, aventureiro e muito auto-confiante.

Elementos que definem o estilo Criativo: cor viva e forte, estampas bem coordenadas, xadrez floral, étnico, sempre com um toque extravagante. Tanto as peças quanto os acessórios não são nada convencionais, gostam de misturar peças de brechós com o moderno , saltos grossos e de borracha e tudo que a imaginação alcançar.

Obs: as fashionistas não entram nos estilo universais – o que é uma pena – mas devem ser mencionadas, pois causam por onde quer que passam, são apaixonadas por moda e tendência, querem estar à frente do que é fashion e, por isso, acabem se tornando referência. São as chamadas “It Girls”ou “Trendsetters”.

Seguem todas as tendências e futuras tendências!

Com qual estilo você se identifica?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *