Receita de Farinha Sem Glúten

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Oi meninas e meninos!

Muitos já sabem que estou de dieta já faz um tempinho e preciso cortar o glúten para acabar com aquelas gordurinhas localizadas e indesejadas. Aff…

Enfim, aprendi a fazer esse Mix de Farinha Sem Glúten e gostei tanto que resolvi fazer para aquelas pessoas que estavam procurando por uma receita como essa. Foi minha salvação – não consigo ficar sem algum tipo de massa – já que esse tipo de farinha é difícil – e cara – de encontrar em minha cidade.

Tudo sobre o glúten:

Onde encontrar e o que é:

O glúten é uma combinação muito específica de proteínas que está presente no trigo, aveia, centeio, cevada, malte e nos derivados de cada um deles. É o glúten que dá a textura macia a esses alimentos.

Alimentos como pães, massas, bolos, bolachas, pizzas, bebidas (como cerveja e uísque) e em inúmeros produtos industrializados contém glúten.

O glúten faz mal à saúde?

Não necessariamente, a não ser que a pessoa tenha algum tipo de sensibilidade à ele (isso é detectado por um profissional na área médica ou nutricional). Para estas pessoas o glúten pode causar problemas como alergias, dermatite, prisão de ventre e aumento de peso. Também há o fato de que algumas doenças só podem ser tratadas se o glúten for retirado da dieta. Como é o caso, por exemplo da doença celíaca (uma inflamação grave do intestino que causa crises de diarréia e cólica intestinal quando se consome qualquer alimento que contenha glúten – para facilitar a vida dessas pessoas, as empresas de alimentos são obrigadas a informar no rótulo do produto CONTÉM GLÚTEN / NÃO CONTÉM GLÚTEN).

Estudos recentes mostram que crianças com autismo, Síndrome de Down e adultos com escleroses e outras doenças do sistema nervoso tendem a ter melhores resultados no tratamento quando retiram o glúten da alimentação.

Tem como ter uma alimentação sem o glúten?

Sim, é possível. Porém, é importante dizer que você precisa saber se realmente é necessário fazer uma dieta sem glúten (e isso, apenas o seu médico ou nutricionista pode dizer).

A grande dificuldade da maioria das pessoas está em como substituir o glúten. Para substituí-lo, podemos encontrar alternativas em receitas de massas, biscoitos e pães à base de farinha de arroz integral, de quinoa, de soja, ou mesmo com ingredientes mais refinados, como as féculas e polvilhos. Contudo, o melhor mesmo é consumir muitas frutas, verduras, legumes, castanhas e grãos integrais sem glúten (como o arroz, a quinoa, a soja, os feijões, lentilha e outros).

Hoje em dia já existem muitos alimentos que já são produzidos sem o glúten. Para ajudá-los na dieta fiz esse mix de farinha que pode muito bem substituir a farinha a de trigo e deixar suas receitas muito saborosas e você poderá consumir sem culpa.

MAS…  ATENÇÃO!!!

NÃO É PORQUE NÃO CONTÉN GLÚTEN QUE NÃO TERÁ CALORIAS!

Tome muito cuidado com isso ok?!

Vamos ao vídeo:

Receita:

 

Para 500 gramas de farinha:

 

2 xícaras de farinha de arroz

1/2 xícara de fécula de batata

1/3 de xícara de polvilho doce

OPCIONAL: 1 colher de sopa de goma de xantana (deixa a massa mais macia e substitui o glúten)

Gostaram?

Quero saber!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *