Tudo Sobre Gravidez Precoce

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Recentemente perguntei no Facebook, o que achavam sobre gravidez precoce e as meninas me contaram um pouco sobre a experiência que cada uma teve. Achei a interação muito legal e agora quero esclarecer algumas dúvidas , comentar sobre as principais causas e o que fazer caso aconteça.

A gravidez é considerada precoce quando acontece entre os 10 e 19 anos. Dentre os maiores riscos podemos citar complicações de saúde tanto para a mãe como pra o bebê. Quanto aos pais, manter um diálogo com os filhos ainda é uma das melhores formas de se evitar uma gravidez indesejada em tão tenra idade.

Principais Causas:

Fator cultural ou financeiro: as estatísticas demonstram que pessoas de baixo nível cultural e de renda podem sofrer mais com a gravidez precoce, pois a dificuldade no acesso ao conhecimento, a baixa renda familiar e consequente abandono dos pais (que precisam trabalhar) pode gerar uma oportunidade dos filhos engravidarem.

Imaturidade: quando somos muito jovens achamos que sabemos tudo e que coisas ruins só acontece com os outros não é mesmo? Mas transar sem camisinha pode não ser uma boa idéia quando sonhamos com um futuro profissional por exmplo.

Medo de perder o namorado: parece incrível, mas ainda tem meninas que pensam que se engravidarem vão segurar o namorado pra sempre. Infelizmente pode ser justamente isso, a causa de perde-lo.

Bebedeira: é na idade entre os 13 e 14 anos que começam as festinhas e churrasquinhos divertidos entre os amigos de escola e com isso vem as bebidas. Muita amigas da minha filha conheceram o álcool dessa forma. Isso pode acabar em desastre e a menina nem sequer saber quem a engravidou.

Uso errado da pílula ou pílula do outro dia: tomar a pílula somente quando for ter relação ou tomar a famosa pílula do outro dia pode ser catastrófico. Cuidado!

Métodos Arriscados: fazer tabelinha, coito interrompido (quando o homem tira o órgão para fora na hora de gozar) e qualquer outro método que não seja camisinha e uso diário da pílula anticoncepcional  pode ser muito perigoso. Se você é adolescente ou mãe de um adolescente, procure se informar sobre o assunto na internet, em livros, hoje em dia há muitos mecanismos que podem ajudar a esclarecer dúvidas.

Como evitar:

1- Pais

Para você que é pai/mãe lembre-se que ter uma cabeça aberta e ganhar a confiança de seu filho pode evitar uma gravidez indesejada. Leve sua filha ao ginecologista rotineiramente após a menstruação, seja companheiro(a) do(a)  filho(a). Converse francamente explique tudo o que pode acontecer se forem precipitados. Quando acontece a gravidez muitos pais querem um culpado, mas não há culpados nem vítimas quando o sexo é consentido.

2- Adolescente

É importante entender que tudo tem sua hora e que o sexo pode ser muito prazeiro se feito com amor e no momento certo.

Infelizmente nossos atos tem consequências e as vezes isso pode retardar ou simplesmente acabar com seus sonhos. Ser mão ou pai é maravilhoso quando queremos e planejamos isso de maneira consciente e madura.

O que fazer?

Em caso de acontecer a gravidez, a melhor forma de lidar com isso é contar à família e marcar uma primeira visita ao médico para iniciar o pré-natal.

Será necessário um acompanhamento mais atento dos médicos e dos pais para que danos à saúde da mãe e do bebê não aconteçam.

Lembre-se que um filho é o bem mais precioso que Deus pode nos dar, aconteça o que acontecer, ame seu filho e faça o seu melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *